terça-feira, 21 de abril de 2009
As Contradições entre a Política de Obama e a Ética
As Contradições entre a Política de Obama e a Ética
Algumas pessoas choram ou arrancam seus cabelos fora se se expressa qualquer opinião de caráter crítico sobre Barak Obama, mas este é feito com decência e respeito. Fato que, acompanhada por sutis e nem sempre sutis dardos que possuem os que têm os meios para divulgá-los e transformá-los em componentes do terror imposto ao povo como meios para sustentar o insustentável.
Qualquer crítica minha não é uma exceção qualificada... que reflita indelicadeza. Mas é necessário, nesta ocasião, colocar algumas questões que o novo presidente dos Estados Unidos deve responder, incluindo muitas que podem ainda ser feitas. Por exemplo, o seguinte:
Renuncia ou não a prerrogativa de, como presidente dos Estados Unidos, fazer o que, com poucas exceções, fizeram seus antecessores na mesma posição como um direito nato normal seu, como ordenar o assassinato políticos estrangeiros e adversários, sempre de um país subdesenvolvido?
Será que algum dos seus muitos parceiros o informam sempre das terríveis ações que presidentes dos EUA, de Eisenhower a seus substitutos, realizaram em 1960, 61, 62, 63, 64, 65, 66 e 67 contra Cuba, incluindo a invasão mercenária da Baía dos Porcos, acompanhada de campanhas de terror e introdução de armas e explosivos abundantes na nossa região... e de outras ações semelhantes?
Não pretendo culpar o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de ações feitas por seus antecessores presidenciais e realizadas quando ele nem havia nascido ou era apenas uma criança de 6 anos nascida no Havaí, de pai e mãe queniano, um muçulmano americano e outro não, um branco e outro negro. Pelo contrário, é isto um excepcional mérito da sociedade dos Estados Unidos e sou o primeiro a reconhecer.
Você sabia, presidente Obama , que nosso país durante décadas foi questionado para concluir a introdução de vírus e bactérias de transporte de pragas e doenças que afetam os seres humanos, animais e plantas, algumas das quais, como o dengue hemorrágico, que mais tarde se tornou flagelo nas vidas de milhares de crianças na América Latina e outras pragas que afetam a economia dos povos do Caribe e do resto do continente, com danos colaterais que não podem ser removidos?
Sabia que estas ações de terror e prejuízos econômicos que envolvem vários países politicamente subordinados da América Latina, agora os envergonham pelos estragos que fizeram? Porque é que o imposto sobre o nosso povo, o único caso no mundo, é tão desorganizado? Que ajustes feitos na lei cubana geram tráfico de seres humanos e custam a vida de milhares de pessoas, principalmente mulheres e crianças? Foi justo para o nosso povo os EUA aplicar um bloqueio econômico que já dura quase 50 anos? Foi correta a arbitrariedade do mundo exigir o caráter extraterritorial de um bloqueio econômico que só pode levar à fome qualquer povo?
Os Estados Unidos não podem satisfazer as suas necessidades básicas sem a grande extração de recursos minerais de muitos países que estão limitados à exportação do mesmo, já que, em muitos casos, sem intermédio de processos de refinação, eles têm que se adequar aos interesses do seu império e têm seus produtos comercializados por grandes empresas de capital Yanques. Seu país não deve renunciar a tais privilégios? Será essa uma medida compatível com seu sistema capitalista desenvolvido?
Quando, Sr. Obama, promete investir somas consideráveis à auto-suficiência em petróleo, apesar do país hoje constituir o maior mercado econômico do mundo, pensa que essa energia provém da exportação e que muitos países a tem como sua única fonte de renda ?
Quando a competição e a luta por mercados e fontes de emprego está cada vez pior após a crise desatada, é correto os melhores e mais eficientes países monopolizar tecnologias sofisticadas como meios de produção? É correto não abrir possibilidades para os países menos desenvolvidos realizarem seu sonho de industrialização? Apenas para fabricar veículos eficientes que incrementem a indústria automotiva, deve-se usar procedimentos contrários á quem afirma proteger a ecologia e a humanidade da crescente deterioração do clima? Pode a filosofia cega de mercado substituir o que só pode promover racionalidade?
Barack Obama, promete imprimir enormes quantias de dinheiro na busca de tecnologias que aumentem a produção de energia, sem a qual as sociedades modernas são paralisantes. Porém as fontes de energia que promete incluir o rápido desenvolvimento de centrais nucleares já tem um grande número de adversários, pelo grande risco de acidentes com conseqüências desastrosas para toda a vida, atmosfera e alimentos. É absolutamente impossível garantir que alguns destes acidentes não ocorrerão. Sem qualquer necessidade disso, catástrofes em indústrias modernas têm acidentalmente contaminados com fumos tóxicos todos os mares do planeta. É correta a promessa de conciliar esses interesses contraditórios e conflitantes sem violar a ética?
Para agradar aos sindicatos que o apoiaram na campanha, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, dominado pelos democratas, lançou o slogan "comprar produtos americanos,"; extremamente protecionista e que perde um princípio fundamental da Organização Mundial do Comércio, uma vez que todas as nações do mundo, grandes ou pequenas, têm os seus sonhos de desenvolvimento baseados na troca de bens e serviços. Por que, no entanto, só o maior e o mais rico tem o privilégio de sobreviver? Republicanos nos Estados Unidos, espancados pelo descrédito que levaram a administração Bush, louco ou preguiçoso, tiveram a sua complacência para se tornar seu aliado. Este é o crédito que os eleitores deram ao novo Presidente dos Estados Unidos?
E eu, como um velho político e um lutador, não cometo nenhum pecado expondo minhas modestas idéias. Eu poderia formular todos os dias perguntas sem respostas fáceis à Barack Obama - a medida que se publicam sobre ele centenas de noticias procedentes das esferas políticas, científicas e tecnológicas e que chegam a qualquer lugar.
Fidel Castro Ruz - ano de 2009
Tradução: Vera L. Silva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor não utilizar palavras de baixo calão dê apenas seu ponto de vista sobre o assunto. Se for atacado pessoalmente responda a pessoa de maneira apropriada.
Desculpe o transtorno da verificação de palavras, é que ajudará a reduzir os spams