terça-feira, 21 de abril de 2009

Crise = Oportunidade? Em Catalão, Sim


Crise = Oportunidade? Em Catalão, Sim.

Aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Catalão palestra sobre Ciência e Tecnologia no Japão, quando o ministro da Embaixada do Japão no Brasil, Tatsuo Arai, apresentou um perfil do desenvolvimento tecnológico e científico da sociedade japonesa, suas implicações no cotidiano e suas perspectivas para o futuro, bem como sua influência na vida de cidadãos ao redor de todo o planeta e ainda sobre a parceria tecnológica do país com o Brasil, firmada desde o ano de 1985 . Fantásticas - a palestra e a simpatia do Ministro. O fato de afirmar que não tem autoridade para falar oficialmente em nome da Mitsubishi e, portanto, mais investimentos da montadora em Catalão, não diminuiu o otimismo que sua visita trouxe. Entre as autoridades que lotaram o local, vale registrar as presenças do prefeito Velomar Rios; presidente estadual do PMDB, Adib Elias; deputados José Nelto e Adriete Elias e secretário estadual de Ciências e Tecnologia, Joel Braga.
Ao mesmo tempo, a imprensa noticia a transferência de parte da linha de produção da Mitsubishi para a cidade, o que deve dobrar o número de empregos, que hoje é de 1.700 diretos e 4.000 indiretos, com produção diária de 100 veículos. A Mitsubishi produz em Catalão os modelos L200 Sport, L200 Triton, Pajero TR4 e Pajero Sport e considerando uma média de 430 empregos por modelo, podem ser criados mais 1.700 novos outros postos de trabalho diretos até o final do ano, quando mais quatro novos modelos deverão ter entrado na linha de produção.
Além de mão-de-obra qualificada, pesou na decisão da empresa o fato de o Brasil oferecer melhores tarifas para exportação. Conforme publicado no jornal japonês “Nikkei”, a transferência se deve à necessidade de redução do impacto da valorização do iene. Dirigentes lojistas locais afirmam que a cidade está preparada e já se mobilizam para o que chamam de “a nova evolução”. Catalão tem cerca de 90 mil habitantes, tem um comércio pujante e uma das melhores rendas per capita do mundo, maior que a de vários países. A Mitsubishi responde por R$ 1,5 bilhão do Produto Interno Bruto (PIB) do município goiano, administrado por Velomar Rios.
Catalão espera também com grande expectativa receber uma montadora de veículos da Suzuki. A prefeitura, já desde a gestão de Adib Elias, garantiu a doação de 50 alqueires de terra para a Suzuki, e o Estado, mais 15 alqueires, como forma de atrativo, além de incentivos fiscais. O valor do investimento da nova montadora japonesa não é revelado, mas a previsão é de gerar 2 mil empregos diretos e mais 5.000 indiretos até 2010.
E na quarta-feira (15/04) a Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Goiás , a Prefeitura Municipal de Catalão, o Banco do Brasil e o SEBRAE realizam seminário para divulgar as linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste - FCO. O evento será também na ACIC, a partir das 19 horas. Os técnicos vão oferecer informações sobre o que pode ser financiado, o caminho para obtenção de empréstimo, taxas de juros, formas de pagamento, prazos e outros detalhes. Resumindo, esclarecerão ao micro, mini e pequeno produtor, urbano e rural, como obter financiamento com juros a partir de 4% ao ano; recursos para investimentos com carência de até 3 anos e 12 anos para a quitação; e ainda capital de giro. Podem participar empresários, lideranças políticas e classistas e potenciais empreendedores.
É isso aí! Oportunidades aparecem em momentos de crise @ E se você quer conhecer Catalão, visite este endereço - lembrando que textos e fotos postados lá são criação dos autores deste mesmo Blog - O Estado Anarquista e que a página foi citada como concorrente a premiação na Wikipédia. Caso queira colaborar com informações e atualizações, entre em contato conosco. Agradecemos.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catal%C3%A3o_%28Goi%C3%A1s%29

Vera L. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor não utilizar palavras de baixo calão dê apenas seu ponto de vista sobre o assunto. Se for atacado pessoalmente responda a pessoa de maneira apropriada.
Desculpe o transtorno da verificação de palavras, é que ajudará a reduzir os spams